quinta-feira, agosto 18, 2005

Homens com características únicas

De vez em quando gosto de dar uma olhadela pelos quiosques para ver se existe alguma revista que me desperte o interesse. Este mês o meu olhar caiu sobre uma revista relacionada com a vida no mar. Chama-se Vega - Mar & Aventuras e aconselho vivamente a todos os amantes do mar.
O principal motivo porque a capa desta revista me despertou tanto interesse foi por ter o título "Viriatos do Sumberso" aliado a uma sugestiva fotografia de um submarino, mais concretamente, o N.R.P. Delfim da Marinha de Guerra Portuguesa. É claro que com toda a minha paixão pela Marinha e por submarinos, o artigo foi literalmente devorado!
Aqui deixo um pequeno trecho do editorial deste número da revista (nº 15, Julho-Agosto) para aguçar o apetite para possíveis leituras.
"Pouco se ouve e ouviu falar da Esquadrilha de Submarinos portuguesa, excepto quando o ex-ministro da Defesa Paulo Portas anunciou a compra de novos submarinos para a Marinha. Pouco se sabe destes homens que vivem durante semanas dentro de submarinos que hoje estão em condição de pré-reforma. Aliás, o contribuinte pergunta-se muitas vezes: «para quê investir em armamento, uma vez que Portugal é tão pacífico e as instituições militares não têm grande actividade» - um sentimento tipicamente português cada vez mais reforçado pela crise instalada. Talvez este sentimento surja porque a maior parte do ano, os submarinistas se encontram nas profundezas do oceano em missões ou pela sua inerente condição de «submersos» que entregua a memória colectiva ao esquecimento. No entanto, são estes homens e esta arma de guerra (submarino) que vigiam a Zona Económica Exclusiva e que detectam algum do tráfico de drogas que ocorre na nossa costa, entre outras missões das quais não podem falar."

3 comentários:

  1. Obrigada por mais uma visita ao meu blog.
    Gosto do teu blog, já adicionei aos links (de blogs) no coffee shop (blog).
    Volta sempre! :)

    *Bjos
    http://coffee_shop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Homens com características únicas, de facto; Homens muito especiais, aos quais muitas vezes não lhes é dado o devido valor. Ser submarinista não é para qualquer um. É preciso uma grande dose de sacrifício e ter espírito de camaradagem, mais do que nos navios. Os espaços exíguos em que se movimentam e trabalham, a falta de água para fazer a própria higiene ou simplesmente o facto de estarem submersos dias a fio fazem deles homens muito especiais, que arriscam a sua vida ao serviço da nação, embora muitos ainda os considerem parasitas. (tal como a qualquer elemento das FAs).
    Interessante mostrares aqui este outro lado da vida de marinheiro. Acho que é o que realmente precisamos, não só no contexto militar, mas também em outros, conhecer o outro lado da história, ver a perspectiva dos outros….
    ;)

    ResponderEliminar