sábado, agosto 31, 2013

Estas...

... férias de verão foram realmente produtivas no que toca a leituras. Pelas minhas contas, foram três livros que consegui ler e que bem me soube alimentar esta minha paixão. E hoje venho falar-vos de mais um desses livros que li nestas férias. Chama-se "O Império dos Homens Bons" e é do Tiago Rebelo.


Este livro foi uma aquisição feita na Feira do Livro deste ano, onde tive oportunidade de estar um pouco à conversa com o autor, ter a oportunidade de ter este livro autografado e saber que o Tiago Rebelo é um escritor preocupado em saber o que os seus leitores acham das suas obras, gosta de saber que livros já conhecemos e gosta de receber o nosso feedback (pediu-me mesmo que lhe escrevesse um e-mail quando terminasse a leitura e que irei fazer em breve).

A obra é passada em Moçambique, em meados do século XIX, e retrata a vida de um antepassado do escritor, o Padre Montanha. Homem de fé mas que sucumbiu aos amores de uma negra de quem teve dois filhos e que amou sempre, ainda que em mais ou menos em segredo para o seu rebanho. Retrata também a viagem de uma vida através das paragens deste país habitado por diversas tribos, umas mais amigas do que outras. Retrata também os interesses e as desavenças vividas nas nossas colónias durante o século XIX e em que, muitas vezes, se confundiam os interesses pessoais com os da Coroa (afinal... tantos anos passados... a realidade não continua a ser a mesma?).

É um livro que aconselho a leitura. Permite-nos compreender um pouco melhor o que era a realidade das nossas ex-colónias dado que alia um romance a pesquisa histórica. Para quem não sabe, Tiago Rebelo tem uma outra obra em que retrata a história de mais um dos seus antepassados. Trata-se de "O Tempo dos Amores Perfeitos", cuja história se desenrola em Angola, no final do século XIX, e em que ficamos a conhecer a história do Tenente Montanha, oficial do Exército que se deixa apaixonar pela filha do governador. Mais um belo romance com boa pesquisa histórica.

Aqui ficam duas boas sugestões de leituras e de um autor português, o que é sempre bom!

4 comentários:

  1. O conteudo parece interessante, mas teria que ver se gostava da escrita dele. E é sempre bom, ver portugueses com iniciativa e que acreditam nos seus projectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta então escolher um dos livros mais pequenos dele. Vês se gostas da escrita e se vale a pena arriscar num livro com mais páginas. E é sempre bom ler algo de autores portugueses. E tens toda a razão: é bom ver portugueses empreendedores que acreditam que são capazes de fazer a diferença :)

      Eliminar
  2. Nunca li nada deste autor mas tenho muita curiosidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a aposta. É daqueles autores que se lê muito bem. Recomendo! :)

      Eliminar