quinta-feira, maio 17, 2012

Dei-me...

... conta agora de que, desde o início de 2012, me tenho dedicado bastante à leitura (aliás, um dos objectivos para 2012 é exactamente este, ler mais, e pelos vistos tenho estado a conseguir cumpri-lo a um bom ritmo). É um hobbie que tenho desde que comecei a ler (segundo a minha Mãe me disse...). Gosto muito de me embrenhar em romances de acção, de ler livros que me puxem pelos neurónios e de ter sempre livros na minha mesa de cabeceira. E gosto também de ir partilhando pequenas frases retiradas destes livros e as minhas opiniões sobre o que vou lendo...
Um dos livros que terminei em Janeiro foi "O Legado dos Templários" de Steve Berry. Como se podem ter dado conta, este tem sido um dos meus leitores preferidos dos últimos tempos desde que o descobri com o livro "A Profecia Romanov", ambos os títulos comprados na Feira do Livro de 2011. Confesso que o que me desertou a atenção em ambos os títulos foram os temas algo controversos que tratam. Os Romanov serão sempre uma família que fará parte do nosso imaginário. Será que algum membro da família sobreviveu ao massacre de Ekaterimburgo? Pois, acho que nunca ninguém terá a certeza... Será sempre um mito que nos acompanhará e ainda fará escrever muitos livros. Os Templários. Cavaleiros de Cristo. Grupo secreto que já muitas palavras fez serem escritas e que ainda continua a ser um tema de bastante interesse, seja para livros de História propriamente dita ou para romances. E estes foram os motivos que me levaram a escolher estes dois livros de Steve Berry, autor que não conhecia até ao ano passado.
O livro "O Legado dos Templários" prende desde o início. Quem gostar de romances de acção pinceladas com um pouco de História tem em Steve Berry um bom autor para as suas leituras. A acção desenrola-se nos dias de hoje e é centrada na existência de um grupo de Templários que continua a lutar em nome de Cristo e a ser povoado de muitos, muitos segredos. A personagem principal é Cotton Malone (tal como é em outros romances do autor como "A Profecia Romanov" ou "O Elo de Alexandria") e a maior parte da trama é passada na Europa. A escrita de Steve Berry parece transportar-nos directamente para o meio da acção e é exactamente disso que eu gosto num livro. Que me prenda e que me faça viver os acontecimentos que estão a ser escritos. Não gosto de muita descrição que, ao fim de umas linhas, se torna chata. Este livro permite-nos ficar a saber um pouco mais do que esteve por detrás da criação dos Templários e alguns dos acontecimentos que pincelaram a sua existência. Sem dúvida, um livro que aconselho vivamente e que faz já parte da lista dos meus preferidos.

2 comentários: