sábado, maio 19, 2012

Ser-se...



(imagem daqui)

... crente. Muitos acreditam em Deus, outros nem por isso. Muitos são católicos praticantes, outros resumem-se a acreditar em algo que não sabem muito bem explicar e a ter os seus momentos de introspecção. Independentemente de sermos católicos ou não, o fenómeno de Fátima é algo incontornável no nosso País. Aparições marianas entre Maio e Outubro que mudaram para sempre a crença de muitas pessoas. Os dois primeiros segredos foram conhecidos desde cedo, revelados pelos próprios Pastorinhos, sendo o terceiro segredo revelado muitos anos mais tarde, durante o pontificado de João Paulo II, um verdadeiro devoto de Nossa Senhora de Fátima. Quando o terceiro segredo foi revelado muito se falou sobre o pouco que ele contava... Muitos houve até que questionaram se a Igreja estaria a contar a totalidade do segredo ou se estaria a omitir determinadas referências que pudessem por em causa a Igreja e a Religião Católica tal como a conhecemos hoje em dia. Será que o Vaticano escondeu alguma coisa nesta revelação?
É esta a questão que está por detrás do enredo do livro de Steve Berry, "O Terceiro Segredo", que li durante o fim-de-semana passado. Mais um livro bastante interessante deste autor que pertence já aos meus favoritos. Independentemente de acreditarem nas aparições marianas, acho que este livro é uma muito boa leitura, quanto mais não seja para nos questionarmos acerca do que instituições com tantos séculos de existência como a Igreja Católica, são capazes de fazer para direccionar os crentes numa determinada direcção. Acho que, acima de tudo, este livro puxa pelos nossos neurónios e nos mostram que não devemos acreditar em tudo ipsis verbis. Há que questionar e não beber tudo aquilo que nos dizem de olhos fechados. A história desenrola-se entre o Vaticano, Roménia e Balcãs e aborda a possibilidade do segredo revelado durante o pontificado de João Paulo II estar incompleto devido as revelações bombásticas que traria a lume e a mudança de paradigma que poderia provocar. Aborda também os bastidores de um conclave e o tráfico de influências que se pode gerar em torno da eleição de um novo Papa. Ao longos dos anos, a Igreja e os seus padres sempre foram colocados em lugares de destaque por muitos, levando-os a não questionar determinadas decisões ou acções bastante controversas (quem não se recorda da Inquisição e de outros acontecimentos tão sangrentos da nossa História? A Guerra Santa?), tudo feito em nome da Religião e de algo superior. 
Este é um bom livro para quem se questiona e acha que pode existir muita coisa por revelar. Sendo ou não católico, acho que é importante termos a mente aberta para determinadas questões e usarmos a nossa massa cinzenta para ir avaliando o que nos é mostrado. Aconselho este livro pela dinâmica tão característica da escrita de Steve Berry e pelo tema tratado. Boas leituras!

4 comentários:

  1. Fiona como já deves ter percebido acredito, amo e confio em Deus! No entanto, relativamente a essa questão digo apenas que infelizmente se adora mais a criatura do que o criador.
    Bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As questões de religião são sempre controversas e muito questiono sobre tudo, principalmente pelo enorme comércio que desenvolve em torno do Santuário. Já estive também no Santuário de Lourdes, nos Pirinéus, e passa-se exactamente o mesmo, senão ainda em maior dimensão do que em Fátima. Acho que o acreditar em Deus não tem que ser algo que se deva espelhar me comércio e em determinado tipo de acontecimentos. Acredita-se e está no nosso interior. Tudo o resto já pode ser demasiado...
      Continuação de um bom sábado para ti :)

      Eliminar
  2. Interessante sem dúvida! bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante interessante, sim :). Se gostas deste género de leitura, aconselho-o vivamente. Tem um excelente Domingo!

      Eliminar