domingo, maio 13, 2012

Vi...


... ontem um anúncio sobre uma colecção que a revista Visão está a lançar sobre saúde com fascículos dedicados a diferentes áreas. E houve um que me despertou particular atenção: fala sobre Psicologia Positiva e sobre o efeito que ela pode ter na nossa vida e no nosso quotidiano. Acho que muitas vezes não nos damos conta (ou não valorizamos devidamente...) o quanto o pensamento positivo pode fazer pelas nossas vidas e pelos nossos sonhos e desejos. Acho que temos a tendência, pelo menos na maior parte dos casos que eu conheço, de pensar sempre que as coisas boas apenas acontecem aos outros (tal como pensamos em relação a coisas más...) e achamos sempre que não vamos ser felizes, que não vamos conseguir aquele emprego que desejamos ou que nunca vamos chegar onde queremos. Sei que existem dificuldades e que nem tudo depende somente da nossa vontade mas será que o pensamento positivo não poderá fazer algo pela forma como acontecem as coisas connosco? Será que mudarmos a nossa forma de mentalização frente aos problemas não poderá, de certa forma, transformar a forma como vemos a vida e como conseguimos lidar com as dificuldades? Será que é no lamento constante e no não acreditar que está a solução? Quer-me parecer que não... Quer-me parecer que, como seres humanos, somos capazes de muito mais. Somos capazes de uma maior taxa de concretização. Somos capazes de ir mais longe. Somos capazes de sorrir mais. Somos capazes de concretizar mais objectivos. Em suma, somos capazes de conseguir muito mais do que aquilo que estamos a conseguir neste momento. E para isso basta mudar a forma como pensamos. Temos que ser positivos. Temos que procurar forças nas pequenas coisas da vida. Temos que acreditar, acima de tudo. Não podemos baixar os braços e ficarmos eternamente afogados nesta melancolia e neste fado que tanto caracterizam o Português. Temos de ir mais longe sempre! 

Tenham um excelente Domingo!

Sem comentários:

Enviar um comentário