sábado, janeiro 21, 2012

Hoje...


... foi tarde de cinema aqui por casa. Nada de trabalho, compras para a casa ou de arrumações porque um bocadiho de ronha nunca fez mal a ninguém! E o filme escolhido foi este: Diamante de Sangue. Já andava aqui por casa há algum tempo mas nunca tinha chegado o momento de ver este filme com cinco nomeações da Academia. Devo dizer-vos que me impressionou bastante. Filme bastante intenso com uma espantosa interpretação de Leonardo di Caprio e que aborda a questão dos diamantes de sangue, diamantes oriundos de África (neste filme, a história desenrola-se na Serra Leoa) de regiões em que existem conflitos armados e em que muitas crianças são utilizadas como soldados. Diamantes que chegam depois ao mundo chamadao civilizado e que fazem as delícias de muitos, de beleza para uns e do aspecto de negócio para outros. Negócio que rende muitos milhões a muita gente e que tem por detrás muitas mortes, muitas famílias e comunidades desfeitas e muito sangue derramado. Faz-me confusão que os países desenvolvidos se sirvam (sim, porque acho que é exactamente este o termo!) dos países menos desenvolvidos mas muito mais ricos em determinados recursos, como petróleo e minérios, para satisfazerem os seus caprichos, para fazerem verdadeiras fortunas e continuarem a escavar ainda mais o fosso existente entre estes dois mundos. Faz-me confusão que se continue a deixar muitas pessoas morrerem com doenças que na Europa e nos Estados Unidos já não constituem qualquer ameaça e que crianças continuem a ter armas nas nas mãos. Sem dúvida, um filme que dá muito que pensar...

5 comentários:

  1. Querida Fiona, já vi este filme duas vezes e fico sempre impressionada, nomeadamente com a utilização do trabalho escravo e o uso das crianças para guerrilheiras.
    Ainda há um grande caminho a percorrer, para a igualdade no mundo.

    ResponderEliminar
  2. Diga-se de passagem que os filmes em que participa o Leo são sempre de grande qualidade, não só pelo facto de ser muito bom actor, mas também por ter por trás óptimos realizadores! :)
    Tenho de ver!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    sim já vi esse filme. Gostei muito se bem que fiquei um bocado triste mas...é um filme.
    Leonardo fez um excelente trabalho mas...acho que nunca ganhou nenhum Óscar. Tb nunca percebi pq (?)

    bj
    fica bem

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ver :) É um daqueles filmes que uma pessoa quer muito ver e vai sempre adiando, adiando. Mas deve ser óptimo, pelo assunto tratado. Está na minha 'lista' :)

    ResponderEliminar
  5. @Turista: sem dúvida que o caminho ainda é muito longo neste campo. Mas o que me preocupa mais é que a vontade de o mudar por parte das pessoas que o poderiam fazer seja pouca...

    @Jude: no início poderia pensar-se que o Leo não viria a ser um actor versátil e que os seus filmes andariam sempre em torno da possível imagem de galã mas o que é facto é que tem evoluído bastante e tornou-se um grande actor, na minha modesta opinião.

    @LOL aos 40: por acaso acho que nunca ganhou um óscar, não... mas se calhar não é propriamente da mesma corrente dos que votam, não é verdade? E sabemos que isso muitas vezes conta e muito!

    @Patrícia: aconselho-te a ver! É bastante intenso mas vale a pena :)

    ResponderEliminar