terça-feira, janeiro 17, 2012

O...


... mundo de hoje vive da necessidade de beleza em todas as coisas. Beleza das pessoas, beleza dos espaços, beleza dos objectos... A necessidade de admirar algo que nos transmite um bom sentimento está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Algumas pessoas levam esta necessidade de parecer belos perante os outros até aos piores extremos: sacrificam a própria saúde, o orçamento familiar, tudo em prol de conseguir a aceitação da sociedade. Ainda que não o admitamos, esta ânsia por querer ser mais belo em todas as coisas trata-se, tão somente, da necessidade de aceitação e de não ter rivais que nos alcancem aquele nível. Muitos de nós não dá o devido valor às histórias infantis mas ja lá dizia a Bruxa Má da história da Branca de Neve: "Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais belo do que eu?". Alguma vez reflectiram sobre o verdadeiro significado desta frase eterna? E eu questiono-me se não haverá muita gente para aí que faz esta mesma questão sem resposta todos os dias quando se olha ao espelho. Perdeu-se o gosto de ver o belo pela sua essência ou apenas porque sim. Agora ser-se belo é mais do que isso. Significa estatuto, sacrifício, ânsia de estar no topo. Mas tenho pena que assim seja e que pareça que apenas os belos estão talhados para o sucesso... Porque a vida é muito mais do que isso. É muito mais do que ser, é ser!!
E continuo a preferir olhar o belo desta forma: como uma forma natural de admiração mas sem desejos infundados de querer alcançá-lo. Gosto do belo por aquilo que ele é e pela boa energia que ele me passa. Não quero o belo por necessidade de afirmação nem tão pouco desejo aprisioná-lo numa gaiola...

4 comentários:

  1. Concordo com cada palavra. Ser escravo de uma aparência (física ou social) é algo que me assusta.

    ResponderEliminar
  2. "Ser escravo" é mesmo a expressão, Cláudia. Faz-me confusão como existem pessoas que podem ser tão ocas e tão dependentes da imagem...

    ResponderEliminar
  3. acho que é bom fazermos os possíveis para nos sentirmos melhor na nossa pele ... seja o ginásio para uma boa forma, os cremes para nos sentirmos bonitas, mas dentro dos limites do razoável, claro ... **

    ResponderEliminar
  4. não poderias ter escrito nada mais acertado, mari: "dentro dos limites do razoável" ;)

    ResponderEliminar