domingo, janeiro 15, 2012

Já...

... disse várias vezes por aqui que sou uma apaixonada sobre a Segunda Guerra Mundial. Basta olhar para a coluna da direita e ver que um dos livros do momento é sobre Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus, França, que tanto fez para salvar muitas pessoas dos campos de concentração alemães. Gosto de ler muito sobre o assunto (um dia partilho convosco a minha mini-biblioteca sobre este tema...) e gosto também de ver filmes sobre esta época. E para uma apaixonada pela Segunda Guerra Mundial e fã incondicional de filmes de animação seria impossível não ver o filme "Valliant - Os bravos do pombal". Apesar de ser um filme de animação, transmite uma importante mensagem sobre algo que aconteceu verdadeiramente durante esta fase da História. O Exército, Marinha e Força Aérea inglesas utilizaram pombos em diversas missões de forma a facilitar a transmissão de mensagens através de território inimigo. E o pormenor interessante surge nos últimos segundos do filme após Valliant ter recebido uma medalha pelo seu desempenho em missão. Na parte final da Segunda Guerra Mundial e nos anos que se lhe seguiram, entre 1943 e 1949, 54 animais foram condecorados com a Medalha Dickin. Trata-se de uma medalha criada em 1943 por uma associação inglesa para a protecção dos animais que ganhou o apelido da então directora da associação, Maria Dickin. Das 54 medalhas entregues, 18 foram para cães (temos, por exemplo, o caso de um cão que saltou cerca de 20 vezes de para-quedas em missões secretas em território inimigo), 3 para cavalos, 1 para um gato (para um gato pertencente à guarnição do navio inglês Amethyst por "Bravura Evidente e Devoção ao Serviço na Guerra) e 18 pombos. Pode parecer descabido ou insignificante mas o que é certo é que muito fizeram estes animais para ajudar os Aliados na senda pela vitória nesta Guerra Mundial. E se humanos foram condecorados, porque não o deveriam ser os animais que arriscaram na mesma as suas vidas?

2 comentários:

  1. O excelso exemplar que me aquece os pés durante a noite também é um apaixonado por história em geral. Romances históricos e de época são a sua perdição.

    ResponderEliminar
  2. Então deves compreender bem estes meus posts mais, digamos, culturais ;). Por acaso também sou uma apaixonada por romances históricos e de época, bem como as séries do género :)

    ResponderEliminar