terça-feira, janeiro 24, 2012

Olhamos...

(imagem weheartit)

... à nossa volta e vemos que as crianças têm um desejo cada vez maior de crescer à pressa, de parecerem adultos quando ainda têm tanto tempo para percorrer até esse momento. Vemos que olham mais para as roupas que não são para a sua idade e já não querem brincar com bonecas ou jogar à bola. Querem maquilhagens, acessórios e serem pessoas que ainda não têm capacidade para o ser. Assusta-me esta necessidade de querer ultrapassar anos que são dos mais deliciosos que podemos viver. A sociedade transmite esta imagem desde cedo, de querermos muitas vezes parecer algo que não somos de verdade. E isso assusta-me! Nada é pior do que a perda de autenticidade como pessoas, nas relações, em todos os aspectos da vida. Deixem as crianças serem-no quando o devem ser e não se deixem levar pela ideia de que elas não podem brincar, de que não se podem sujar e de que se têm de sentar muito direitinhas numa cadeira. São crianças e o que precisam é de brincar, nada mais! E aos adultos... Lembrem-se do Peter Pan e da vontade que ele tinha de nunca ser adulto porque, dizia, ser-se adulto não era coisa boa. Ser-se adulto é bom, não quero com isto dizer que o Peter Pan estivesse totalmente certo... Mas ser-se criança também é muito bom! Ser-se criança na fase certa e nunca deixar morrer a criança que temos dentro de nós quando já somos adultos. Porque apenas assim conseguiremos conservar aquele sorriso tão verdadeiro e despreocupado que tínhamos quando pequenos... Desejo-vos uma excelente 3ª feira!

10 comentários:

  1. Ser adulto implica ter que tomar decisões muito difícieis, viver com a crueldade aguçada dos outros... Tem muitas coisas boas, mas em alguns momentos só apetece voltar a ser criança e ir a correr para o colo dos pais, ficar à espera que tomem a decisão por nós! (Ainda que eu corra para o colo à mesma).
    Gostei muito da tua reflexão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. @teardrop: sim, sou exactamente como tu. Apesar de já adulta e de saber que tenho de tomar as mimhas próprias decisões, continuo na mesma a procurar o colo dos pais :). Bjs e obrigada

    @Palco do tempo: para ti também :)

    ResponderEliminar
  3. =) ser criança é mto bom mesmo quando as coisas não são fáceis não temos muito a noção real e leva-nos a sermos felizes com o que temos! Obrigada pelas tuas sábias palavras! Bjs
    http://joa-nices.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. @Joa: de nada! não imaginas o quanto é bom receber um comentário assim :)

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia acho que os miúdos já não aproveitam o facto de ser miúdos, de terem tempo para brincar, de terem apenas aresponsabiliddae de estudar. Querem sempre mais, tornaram-se pequenos seres exigentes auxiliados, muitas vezes, em vontades fúteis incutidas pelos pais. E, depois, tornam-se adolescentes e jovens adultos sem responsabilidades reais em que tentam a todo custo desculpabilizar todas as decisões e acções menos correctas.

    Esta redoma em que a maioria dos pais está a criar os filhos deixa-me apreensiva pelo futuro.

    ResponderEliminar
  6. mas só quando o deixamos de ser é que damos valor ao tempo em que ainda éramos crianças ... pufff **

    ResponderEliminar
  7. @Cláudia: acho que é assustador o que se está a fazer às nossas crianças. Os valores que se lhes estão a ser transmitidos, a forma de estar na vida muitas vezes despreocupada e (acho eu) desligada da realidade... Enfim, uma imensidão de coisas que nos fazem mesmo estar apreensivos pelo futuro, como disseste.

    @mari: ora nem mais ;)

    ResponderEliminar
  8. Que bom ler este texto. Tanta razão.
    Impressiona-me que os miúdos não queiram sê-lo. Eu fui criança enquanto pude, brinquei imenso. Aos catorze, queria era andar de bicicleta... agora, vejo pela minha irmã (que tem 15 aninhos) e pelas amigas que tudo mudou. Outras prioridades, outros desejos, outras preocupações. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", não é? Tenho pena.
    Quanto a mim, a menina continua bem viva cá dentro. E espero continuar assim, mesmo quando me tornar numa ruga. :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Tenho tanta pena que, nesta parte das nossas vidas, as vontades se tenham alterado, menina lamparina. Porque estas crianças de hoje nem imaginam aquilo que estão a perder. Estão a abdicar de uma das melhores fases das suas vidas e da mais rpeciosa para se construir enquanto seres adultos. Tenho tanta pena que tenham tanta vontade de crescer assim, à pressa...

    ResponderEliminar