quinta-feira, dezembro 01, 2011

01DEZ1640...


... afinal que data é esta? Em 1640, Portugal vivia sob o domínio do Reino Habsburgo. Estava-se no reinado de Filipe III de Portugal e IV de Espanha, rei da Dinastia Filipina como ficaria conhecida na História de Portugal. Estava a chegar-se a 60 anos de domínio hispânico, três Filipes a governarem um povo que nada tinha de seu. Portugueses descontentes com este domínio que achavam que era chegada a hora de volta a ter um rei português começavam a surgir por todo o lado. Mas voltemos um pouco mais atrás nesta História... Em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir, ficava Portugal sem o seu rei D. Sebastião e sem um sucessor ao trono do rei desaparecido em combate. Nos dois anos que se seguiram, Portugal foi governado pelo tio de D. Sebastião, o cardeal D. Henrique, mas ao fim deste tempo a maior parte da nobreza portuguesa acabou por ceder e aceitar o domínio de Filipe II de Espanha que seria coroado Filipe I, rei de Portugal.
Ao contrário do que se poderia pensar, o reino Habsburgo não se tratava de um reino unificado. Explicando um pouco melhor... A monarquia dos Habsburgo detinha o controlo de diferentes estados (ex. Catalunha, Flandres, Navarra, Castela ou Nápoles) mas a união entre eles era ténue pelo que se tratava mais de uma união de estados (um pouco comparável à União Europeia existente actualmente) do que de um único País, o que poderá ter conduzido à queda desta monarquia. De forma a tornar menos marcante todas estas diferenças, a monarquia dos Habsburgos decidiu que seria melhor unificar todos os estados através da existência de um único governante motivo pelo qual, nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Castela presta juramento e se torna no rei D. Filipe I de Portugal. Mas esta unificação não foi conseguida...
Apesar de terem aceite um governante estrangeiro, com o passar dos anos, a nobreza portuguesa começa a ver crescer o seu descontentamento e a chegar à conclusão de que é necessário pôr fim a este domínio dos Habsburgos e voltar a ter no trono de Portugal um português. E eis que, no Verão de 1640, tem lugar um acontecimento que viria a despertar ainda mais os portugueses e a mostrar-lhes que sim, era possível deixar de pertencer à monarquia dos Habsburgos. Neste Verão, a Catalunha revolta-se e a monarquia não tem as forças suficientes para lhe dar o fim que desejaria já que tinha "em mãos" a Guerra dos Trinta Anos e era para ela que canalizava todos os seus esforços. Desta forma, a Catalunha ganha a sua independência e está aberto o caminho para que Portugal faça o mesmo. Apesar dos pedidos de Filipe III para que os nobres portugueses fossem em seu auxílio para controlar a revolta na Catalunha, eles recusam-se e incitam o Duque de Bragança a aceitar chefiar uma revolta nos mesmos moldes e a conseguir a independência de Portugal. Curiosamente, o Duque de Bragança era o comandante militar de Portugal nomeado pelo próprio Filipe III, o que viria a revelar-se uma nomeação desastrosa por parte de Filipe III...
Chega o dia 1 de Dezembro de 1640... Ao amanhecer, um grupo de cerca de 40 portugueses (os chamados "conjurados") decide entrar no palácio real em busca de Miguel de Vasconcelos, secretário de estado, que é executado sendo ordenada, se seguida, a rendição das forças fiéis ao monarca que se encontravam no Castelo de São Jorge, fortalezas do Rio Tejo, Torre de Almada e Torre de Belém. E pelas 10h da manhã, o Duque de Bragança era já Rei de Portugal. Nos anos que se seguiram, houve que recuperar Portugal do estado de miséria em que se encontrava a todos os níveis. Muitos encargos foram pedidos aos portugueses mas conseguiram dar a volta e reerguer-se como País independente.

"A revolução de 1 de Dezembro continua ainda hoje a ser um símbolo não só da firme vontade dos portugueses de manter a sua independência, como um símbolo da catastrófica tentativa de União Ibérica, que inicialmente parecia um negócio interessante para as elites subsidiárias portuguesas mas que quase levou à destruição total do país".

Fonte (em que se baseia o texto e da citação e imagem): "Revolução de 1 de Dezembro de 1640 - Conflitos da Idade Moderna" - www.areamilitar.net

6 comentários:

  1. Boa XD
    Bem precisava de um texto destes para ajudar a minha filhota nos TPC's :))

    Beijitos

    oblogdamalaika.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. PS: Atenção, nasci no Luxemburgo e estive lá 18 anos, daí a minha ignorância :D

    ResponderEliminar
  3. nessa altura o que se passou foi: demos um chega para lá nos espanhóis e ficamos sozinhos no nosso canto! :P

    ResponderEliminar
  4. @Magali Viana Martins: fico contente que este texto possa ajudar a tua filhota a conhecer um pouco mais da história do nosso País :). E não fales em ignorância, nunca é tarde para aprender ;)

    @Ju: como dizia o outro senhor "orgulhosamente sós", não é verdade?

    ResponderEliminar
  5. Toquei na Banda Filármonica 1º de Dezembro do Montijo dos 13 aos 26 anos. Todos os anos no dia 1 de Dezembro alguns membros da Banda percorrem as ruas da cidade do Montijo de madrugada a tocar o hino da Restauração. É também um rito de passagem dos novos aprendizes que entram pela 1ª vez na Banda nesse dia. Por vezes quando íamos tocar às festas de Ayamonte, Espanha, tocávamos por graça pelas ruas o hino da Restauração e alguns Espanhóis mais idosos olhavam-nos de lado como se nos quisessem comer e eu com 13 anos não percebia porquê, até que me explicaram looool Isto em 1984, claro que agora acho que ninguém ia ligar importância. Mas acho que é algo que devia ser melhor ensinado nas nossas escolas e que devia estar sempre presente a que se deve este dia.
    Xoxo
    Clau

    ResponderEliminar
  6. Mas é uma pena que tantas datas da nossa história não estejam a ser ensinadas aos mais jovens, Clau Tavares. Faz-me confusão como os professores de História e quem faz os programas e livros desta disciplina esteja a deixar que tantos não saibam nada do seu próprio País.

    ResponderEliminar