segunda-feira, dezembro 12, 2011

Porque...




... o Natal não se faz apenas de listas de prendas e iguarias deliciosas.
Porque não existe nada mais gratificante do que sentirmos que podemos fazer algo por quem precisa...
Porque ajudar mesmo com pouco pode significar muito...

Hoje decidi deixar-vos umas sugestões diferentes. Sugestões que vos digo que fazem parte da minha lista de desejos para este Natal. Como já se devem ter dado conta por exemplo aqui, sou uma pessoa que gosta de ajudar. Que se preocupa com o próximo e que acha que tudo aquilo que estiver ao nosso alcance pode significar um sorriso enorme no rosto de alguém. E que acha que não é de coisas materiais que nasce a felicidade e a alegria. Então que dizem de, neste Natal, contribuir com o que puderem para alguma organização que precise da nossa ajuda? Deixo-vos aqui três sugestões. Obviamente existirão por esse País fora inúmeras outras que necessitam do nosso apoio. Por isso, sintam-se livres para escolherem aquela com que mais se identifiquem ou que achem que faz mais sentido ajudar.

A primeira organização que vos sugiro é a Acreditar. Trata-se de uma organização que se dedica a ajudar meninos doentes com cancro e as suas famílias num momento da vida de um pequeno ser que ninguém deseja e que é tão difícil de lidar. As formas de ajudar são variadas, existindo a possibilidade de fazer uma pequena doação ou de tornar-se sócio da Acreditar. Das várias possíveis, escolham aquela que faz mais sentido para vocês. Muitos pais e muitas mães de meninos corajosos irão agradecer-vos este gesto.

E porque as crianças são mesmo o melhor do Mundo e merecem tudo aquilo que lhes podermos oferecer, aqui fica mais uma sugestão. A Fundação do Gil tem diversas áreas de acção como seja o apoio aos hospitais (por exemplo, através da realização de obras de remodelação em serviços de Pediatria), apoio ao domicilio (para dar apoio a crianças com doenças crónicas dos Hospitais de Santa Maria, Dona Estefânia e Fernando Fonseca), Casa do Gil (primeiro centro de acolhimento temporário pós-hospital do nosso País) ou Saúde em Família (destinada a apoiar as famílias de crianças doentes). Podemos ajudar de diferentes formas e fazer com que meninos doentes tenham um pouco mais de qualidade de vida.

Muitas vezes esquecidos, os animais também necessitam de apoio. Muitas vezes comprados para fazerem as vontades dos mais pequenos, chega o período de férias e são abandonados porque as famílias não pensaram em tudo quando os compraram. Não são objectos. São seres vivos que não falam mas que também necessitam da nossa atenção. Por isso aqui vos falo da União Zoófila. Porque não ajudar cães e gatos abandonados neste Natal? Ainda que não possam adoptar nenhum animal e trazê-lo para casa por não terem as melhores condições para isso, podem ajudá-los de outras formas. Porque não apadrinhar um destes animais e ajudar com a despesa com a organização que o abriga tem com ele? Ainda que não tenha as condições ideais para ter um animal em permanência porque não ser uma família de acolhimento temporária (FAT)? Ou então porque não ajudar a União Zoófila com donativos em géneros ou dinheiro que tanto irão contribuir para o bem-estar de cães e gatos?

E ainda vos deixo ainda uma outra sugestão que poderão consultar na página dos hipermercados Continente. O Continente tem, desde há já uns anos, a Missão Sorriso através da qual ajuda diferentes unidades hospitalares por esse País fora. Mais uma vez, este Natal não é excepção e a Leopoldina já anda por aí a vender CDs cuja parte da receita irá reverter para a Missão Sorriso. E este ano têm a possibilidade de visitar o site do Continente e votar num de 123 projectos de norte a sul do País de diferentes unidades do Sistema Nacional de Saúde para receber a verba que o Continente conseguir reunir este ano na campanha da Missão Sorriso.

Muitas vezes achamos que não podemos fazer nada pelos outros mas, muitas vezes, essa ajuda está à distância de um clique neste mundo virtual. Pensem nisso e incluam a ajuda a uma destas três organizações ou qualquer outra na vossa lista de Natal. De certeza que esta prenda vos fará sorrir!

2 comentários:

  1. às vezes é tão fácil ajudar!!!

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes, é bem mais fácil ajudar do que nos pensamos. Basta uma pequena pesquisa :)

    ResponderEliminar