segunda-feira, dezembro 26, 2011

A...

(imagem weheartit)

... vida tem fases complicadas e outras nem por isso. Momentos em que puxa por nós até aquele que nos parece ser o nosso limite mas em que afinal descobrimos que ainda conseguimos aguentar um pouco mais. E, em jeito de recompensa, esta mesma vida também nos oferece, envolvidos por laços de presente, verdadeiros momentos de dolce fare niente em que recarregamos as nossas baterias para os novos desafios que possam surgir. No meio das subidas e descidas desta montanha russa há que reaprender determinados hábitos, reinventar rotinas até chegar aquele momento de equilíbrio tão desejado. E uma forma de aprendermos algo de novo é, sem dúvida, lendo...
Não sei se um pouco levada por estes momentos de crise em que se vive se por sempre me ter sido incutido um determinado sentido de poupança e de organização tenho-me dedicado, nos últimos tempos, a ler alguns blogs em que se fala de economia e gestão caseira e de organização. Não que aqui por casa se viva à beira de um abismo sendo necessária uma mudança radical de hábitos mas apenas porque o assunto sempre me interessou. Sempre gostei de saber de que forma poderia melhor a minha relação com o dinheiro e de que forma poderia tornar a minha casa ainda mais agradável. Vamos então por partes...
No que toca à questão do porquinho mealheiro, acho que as coisas estão bem encaminhadas porque as conversas que os meus pais sempre tiveram comigo desde tenra idade não caíram em "saco roto" e por isso tenho sempre conseguido conciliar tudo de forma a ter disponibilidade financeira para as obrigações e para as coisas de que mais gosto. Fórmulas mágicas de poupança? Sinceramente acho que não há por aí nenhuma poção milagrosa à nossa espera. Questões de finanças são algumas das mais pessoais que podem existir e cada um deve descobrir a melhor forma de lidar com o assunto. Leituras e conselhos nunca são de mais mas acho que cada um deve dedicar um pouco do seu tempo e ver de que forma pode conseguir atingir aqueles objectivos que pretende. Pois o chapéu que serve a um não fica perfeito a outro...
Organização... Aquele karma para muitas pessoas nos dias de hoje. Vidas atribuladas, horários atribulados e muitas solicitações tornam muito difícil a organização do nosso dia-a-dia... Será? Será que não existem pequenos ajustes que podemos fazer desde o acordar que nos levem a ter tempo para todas as obrigações bem como para a família e o lazer? Olhem que eu quero acreditar que sim... Por exemplo, será que vale a pena prolongar o tempo que estamos na cama de manhã e não podemos aproveitar esse tempo para fazer algumas coisas fundamentais para a organização do nosso dia-a-dia? É certo que nem todas as pessoas se levantam de imediato assim que toca o despertador e bem sei o quanto sabe bem ficar na cama só mais um bocadinho nas manhãs de Inverno... Mas há que ver as coisas como um todo e ver se o nosso objectivo ao final do dia é dormir mais ou ter mais tempo para nós e para aqueles que nos são queridos. Porque no final resumo exactamente a isso: à qualidade de vida que nós e os nossos têm em função de todas as obrigações com que temos de lidar. E para além da gestão do tempo, a gestão da nossa casa é também deveras importante. Porque de que serve ter tempo para aproveitarmos a nossa casa se acharmos que vivemos no meio da confusão e de coisas com as quais não nos identificamos? Se calhar nunca tinham pensado nisto nestes termos mas olhem que por aqui os neurónios têm andado ocupados a pensar nisso... A nossa casa deve, acho eu, ser um reflexo da nossa personalidade e do nosso estado de espírito. E é por isso que ando a pensar se muitos dos objectos aqui por casa fazem sentido ou se posso simplificar algo para sentir esta casa ainda mais minha.

E assim que se finaliza o ano de 2011... Com pensamentos destinados a formas de melhorar o estado de espírito e a visão que se tem da vida... Porque não há nada que nos faça sentir bem do que sentirmo-nos bem na nossa pele.

2 comentários:

  1. concordo, mas tenho de reconhecer que para mim acordar e sair da cama é um suplicio ... :(

    ResponderEliminar
  2. tens de dar a volta a isso... estás a perder minutos maravilhosos ;)

    ResponderEliminar