sexta-feira, dezembro 30, 2011

Por...

(imagem daqui)

... essa blogosfera existem ideias muito engraçadas sobre tudo. Sobre moda, organização, cozinha, artesanato (o chamado urbano e não só!)... Sei lá! Uma imensidão de coisas que nem as consigo descrever aqui todas. E confesso que estou sempre a aprender algo de novo com as coisas que vou lendo... E, inevitável, vou também recolhendo ideias aqui para este cantinho...
Para o caso de ainda não se terem dado conta, aqui a Fiona é a uma fã confessa de fotografia. Em minha casa sempre houve máquina fotográfica desde que eu me conheço por gente. A velhinha Kodak prenda do padrinho em que se tinha que puxar o rolo porque não havia cá dessas esquisitices de passar o rolo à frente de forma automática. Seguiu-se a Olympus, já com passagem de rolo automática, e uma Nikon, ambas da era pré-fotografia digital, que eram partilhadas com os papás em todos os passeios, viagens e comemorações. Uns anos mais tarde, chegou o momento de ser eu a adquirir a minha primeira máquina fotográfica e, na altura, optei por uma Sony digital que me acompanha até hoje e da qual gosto muito. Compacta como se quer para andar facilmente para todo o lado e que não me tem desiludido nada. Mas como um apaixonado por fotografia quer sempre mais, há coisa de uns dois anos foi chegado o momento de "dar o salto" e adquirir algo um pouco mais elaborado. Era chegado o momento de comprar uma máquina que me permitisse adaptar as objectivos ao que eu pretendesse fotografar e a grande eleita (e sugerida por muitos!) foi a Canon EOS 500D. E o quanto eu gosta desta menina. Já tive oportunidade de fotografar muita coisa com ela e não desilude nada, nada!
E agora vocês perguntam-me assim... "Mas o que nos interessa a nós que nos estejas a contar "tim tim por tim tim" que máquinas fotográficas já tiveste, o que andaste a fazer com elas e bla bla bla whiskas saquetas". Pois bem... Esta conversa toda tem uma razão de ser...
Primeiro: uma das resoluções que gostava de concretizar em 2012 era tirar um curso de fotografia. Mesmo que seja do mais básico era algo que eu gostava de fazer. Porque, como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar e saber de fotografia acho que não faz mal nenhum. Ainda para mais, quando tenho uma máquina como a minha. Segundo (e o verdadeiro motivo deste post...): tenho visto em alguns blogs (e não é de agora...) o famoso projecto 365 dias que passa por todos os dias tirarmos uma foto, não importa do quê, e partilhá-la. Já ouvi falar dele no blog da Miúda Eléctrica e já andei a ver o fantástico resultado deste projecto no blog sueco Chez Larsson. E assim começa a palpitar de fazer algo de diferente em 2012. De ir registando em fotografia coisas dos meus dias, do meu dia-a-dia de formiguinha sempre de um lado o outro entre duas margens do rio. Quem sabe se esta não vai ser também uma resolução para o ano que amanhã inicia?

8 comentários:

  1. Bem estava a ler este post e estava mesmo a pensar que podia ter sido escrito por mm! Desde sempre tive contacto com maquinas fotográficas e ,felizmente , os meus pais sempre me deram maquinas fotográficas (rolo , lomos , polaroides, etc) e agora tenho uma 500d também e adorei a sugestão do projecto 365 ! Vou tentar mesmo fazê-lo ! Vai partilhando a tua experiência que eu ou fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que aquilo que escrevo faz sentido também para outras pessoas. :) Ainda estou a ver se faço o projecto ou não... Tenho até domingo para decidir porque a começá-lo, quero que seja logo no primeiro dia do ano! :) E sê bem vinda aqui ao cantinho ;)

    ResponderEliminar
  3. sou apaixonada por fotografia, um dia tiro um curso a serio :)

    ResponderEliminar
  4. Estás como eu, Palco do tempo :)

    ResponderEliminar
  5. A minha maquina tb é uma Canon 500D... :)
    E não me importo nada de te dar umas ajudas, mas sim um curso basico ajuda, e depois é sempre bom um curso básico de photoshop tb ajuda.
    E aconselho-te vivamente o projecto 365, aprende-se muito e é uma grande experiência! :)

    Bom Ano

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas, Sarokas! E olha que pode mesmo ser que te peça assim umas dicas. Acho que vou mesmo avançar com o projecto 365... Acho que é um bom projecto para o novo ano. Um excelente ano para ti!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Nossa, estou pesquisando tanto atrás de uma câmera semi profissional, muito bom saber que você gosta da sua. E ainda mais lembrar do projeto 365 bem no primeiro dia do ano, vou começar já! Vamos lá?

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada, Fernanda, pela sua visita :). Realmente gosto muito desta máquina. Não me tem desiludido em nada e tira umas fotografias óptimas! :) E vamos lá então começar o projecto 365 em grande logo no primeiro dia do ano!

    ResponderEliminar