quinta-feira, dezembro 15, 2011

Devo...

(imagem weheartit)

... ser das pessoas que mais listas faz de tudo e para tudo! Não sei se foi defeito da formação que tive, mas desde cedo gostei de organizar-me através de listas para ter noção em que ponto me encontro ou que tarefas ainda tenho para concretizar até determinado momento. Actualmente, todos nós temos vidas de verdadeiras formiguinhas sempre com imensas solicitações, tanto a nível profissional como a nível pessoal. No trabalho há a tendência de nos pedirem cada vez mais e com prazos cada vez mais apertados. Depois estas solicitações tendem a reflectir-se na família e nos amigos, fazendo com que o tempo disponível para todos eles seja cada vez menor e a dificuldade de estar presente em todos os encontros, jantares e por aí fora vá crescendo de dia para dia. A necessidade de fazer muita ginástica mental para conseguirmos estar presentes em tudo e darmos o nosso melhor é mesmo algo inevitável.
E quer queiramos quer não, telemóveis do tipo Smartphone (como é o caso dos Blackberry) vieram dar-nos uma grande ajuda neste aspecto pois conseguimos ter, num mesmo dispositivo, e-mail, agenda, listas de tarefas, o que for... E conseguimos simplificar um pouco mais o nosso dia-a-dia. No entanto, acho que não se deve exagerar na utilização dos telemóveis ou de outros gadjets que tais. Não se deve substituir o contacto humano por uma mensagem escrita. Não existe nada melhor do que ouvir a voz de alguém ou dar um abraço. Não devemos entrar no rumo em que se perdem os afectos entre as pessoas. É das piores coisas não poder ter um sorriso ou um abraço. Por isso, não se tornem dependentes em demasia destas novas tecnologias. Privilegiem sempre o contacto humano que é tão gratificante. Tenham tempo para um café com as amigas ao final da tarde numa esplanada simpática, troquem as mensagens de telemóvel por postais de Natal que são sempre muito mais próximos. Reinventem a forma de estar com as pessoas que amam de forma a dar menos importância à versão electrónica do contacto entre as pessoas. E, acima de tudo, valorizem sempre muito as pessoas da vossa vida. Verão que os dias irão correr muito melhor! Aproveitem esta 5ª feira que amanheceu com sol e céu azul (pelo menos aqui para os meus lados)!

10 comentários:

  1. Também funciono bem com listas :)

    ResponderEliminar
  2. comigo só a lista das compras lol.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou muito desligada do telemóvel. Sou capaz de passar um dia inteiro com ele enfiado na mala, no silêncio, sem sequer me lembrar de ir espreita-lo. Detesto falar ao telefone e mensagens só consigo trocar 2 ou 3, depois disso farto-me.
    Não tenho o hábito de fazer listas nem de activar lembretes e coisas do género. Nem sequer tenho internet no telemóvel. Não fosse pelas situações mais urgentes, e passava bem sem ele.

    ResponderEliminar
  4. ainda não preciso de listas :) so as vezes para as compras :)

    ResponderEliminar
  5. para mim a agenda é essencial! o tlm nem tanto!

    a mais recente lista maravilha que fiz foi a das prendas de natal! funcionou lindamente!

    ResponderEliminar
  6. @Martine: sabes o que já me disseram? Que sou viciada em listas... Mas o que é certo é que o "vício" funciona :)

    @*C*inderela: comigo também começou com as listas de compras e quando ia de férias... Confesso que agora vão muito para além disso ;)

    @Ana: a mim é-me impossível ser desligada do telemóvel por motivos profissionais. Acho que é mais por isso que comecei a utilizá-lo desta forma e rentabilizá-lo para algo mais do que chamadas e mensagens. Mas confesso que não tenho internet no telemóvel. Fico-me apenas pela parte dos lembretes dos aniversários e de coisas importantes :)

    @Palco do Tempo: com tanta coisa em que pensar confesso que as listinhas dão jeito ;)

    @Ju: e sabes o que é pior? é que para além do telemóvel, ainda ando com a agenda e um moleskine... só eu ehehehe

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão. Ás vezes devido à falta de tempo acabamos por passar menos tempo com quem gostamos. Temos que fazer um esforço senão tudo morre :)

    ResponderEliminar
  8. E é uma pena que assim seja, Suuu. Há mesmo que procurar novas formas de conseguirmos fazer tudo aquilo que é necessário a nível de trabalho e termos todo o tempo necessário para a nossa família e amigos :)

    ResponderEliminar
  9. agora é que disseste tudo ;)
    **

    ResponderEliminar
  10. @mari: :) Um bom fim-de-semana para ti:)

    ResponderEliminar